quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CONFIRA A ENTREVISTA COM O CANDIDATO EDUARDO AMORIM.


O terceiro entrevistado de F5News, na série com os candidatos ao Governo do Estado de Sergipe, é Eduardo Alves do Amorim (PSC). Sergipano, natural do município de Itabaiana, nascido em 17 de maio de 1963, é o quinto filho do casal formado por Elieser Antônio da Cunha (in memoriam) e Celina Alves do Amorim. Casado com a procuradora do Trabalho Vilma Amorim, com quem tem dois filhos, Eduardo Amorim é médico de formação, diplomado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1989, concluiu a residência de Anestesiologia em 1992, na cidade de Campinas (SP) e tornou-se Algologista (clínico em dor) pelo Hospital Clinic de Barcelona, Espanha. Em 2010, formou-se bacharel em Direito na Universidade Tiradentes. 

Entre 2003 e 2004, quando ainda era filiado ao então PFL, Eduardo Amorim exerceu o cargo de secretário de Saúde de Sergipe, na gestão do então governador João Alves Filho (DEM). Em 2006, já filiado ao Partido Social Cristão (PSC), decidiu candidatar-se ao cargo de deputado federal e foi eleito. Já em 2010, disputou uma vaga no Senado e foi o mais votado, com 625.959 votos. Este ano, Eduardo Amorim candidatou-se ao Governo do Estado de Sergipe. Confira a entrevista completa com o candidato:

Contas que não fecham, falta de dinheiro em caixa, previdência para pagar. São questões financeiras que colocam muitos gestores em situação complicada. Se eleito, como irá administrar estas situações, a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Acesso à Informação e a Regularidade com as contribuições previdenciárias? E o que fazer para melhorar a qualidade do gasto público sem prejuízo da produção e fiscalização legislativa? (por Aline Aragão)

EA: A Previdência Social dos servidores públicos é um problema grave que precisa ser enfrentado com firmeza e objetividade. O déficit previdenciário anual está estimado em mais R$ 900 milhões do fundo antigo (FINANPREV), o que de certa forma coloca em risco a capacidade de pagamento de aposentados e pensionistas que contribuíram com sua força de trabalho ao longo de suas vidas. O governo vai contratar imediatamente consultoria especializada para buscar uma fórmula segura e eficiente de gestão previdenciária e manterá diálogo permanente com os servidores, pensionistas e com os poderes constituídos do Estado para que se obtenha uma solução segura e definitiva para esse problema. A primeira ação que tomarei no meu governo é a redução de secretarias e sub-secretarias, até para ser coerente com o cenário econômico que se avizinha e a estrutura de gastos comprometedora do Estado. Reduziremos igualmente em proporção racional o número de cargos comissionados, até porque muitos órgãos do governo só conseguem funcionar com concursos desses profissionais.

Se eleito, como vai trabalhar a Educação, com tantos problemas sistêmicos, desde estrutura física, passando por acesso, merenda, relações trabalhistas, relação com a comunidade à violência, dentro e fora da escola? (por Elisângela Valença)

EA: É consenso nacional e internacional que a educação é o melhor caminho para a emancipação do cidadão. Não resta nenhuma dúvida quanto ao seu potencial insubstituível para a inserção das pessoas no mercado de trabalho e na geração de renda. Nós temos a proposta de implantar o ‘Programa Vencer’, que são escolas que ofertam Ensino Médio Profissionalizante, no qual no Ensino Médio da Rede Estadual receberão aulas convencionais do curso médio em um turno e no outro aprenderão a trabalhar um curso técnico profissionalizante. Vamos beneficiar cerca de 20 mil estudantes, incluindo os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Entre inúmeros projetos, o governo vai dedicar todo o esforço para garantir as metas traçadas no Plano Nacional da Educação (PNE), principalmente no tocante à implementação das escolas em tempo integral, em parceria com o Governo Federal e através do Programa Mais Educação. Isto significa a implantação de mais de 15 novas escolas de tempo integral no Estado, por ano, nos próximos 10 anos, em ação que envolve as três esferas de governo. Vamos promover uma educação pública de qualidade que seja importante elemento indutor da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para isso, se empreenderá uma nova política educacional que priorize, em toda a educação básica, a formação por inteiro do cidadão, objetivando o desenvolvimento do Estado.

Durante o período eleitoral, a saúde é o principal foco dos candidatos. No entanto, mesmo com a alternância de gestores, é notório que o Sistema Público de Saúde não oferece atendimento de qualidade. Inclusive, ações civis públicas do Ministério Público contra o Estado são constantes. Como resolver estes problemas? E quais as propostas de políticas públicas para prevenção de doenças que nem sempre recebem a devida atenção, como os problemas psiquiátricos, a exemplo da depressão que atinge 10% da população brasileira, mas a saúde pública não consegue diagnosticar? (por Fernanda Araujo)

EA: O HUSE passa por uma situação muito difícil, apesar de toda a dedicação dos seus profissionais. No meu governo, vou montar uma força tarefa, para em cem dias colocar o maior hospital de Sergipe para funcionar de forma adequada, trazendo as filas para patamares aceitáveis e reduzindo drasticamente as filas das cirurgias eletivas e vamos também fazer os hospitais regionais reativarem a sua funcionalidade. Na nossa administração, o Hospital do Câncer será uma realidade, não há mais o que esperar. Em 2020 o câncer será a principal causa de mortes, ultrapassando as doenças cardiovasculares. Outra realidade do nosso governo será a construção do Hospital de Clínicas, cujo objetivo é atender pacientes graves de média e alta complexidade nas especialidades clínicas tais como: hematologia, endocrinologia, pneumologia, nefrologia, neurologia, entre outras. Devemos considerar também ainda que os hospitais regionais sejam capacitados com laboratórios de imagens como a tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea e raio x. Em Aracaju, a Central de Imagens funcionará 24h por dia, sete dias por semana, realizando exames e laudando os exames dos centros regionais por via eletrônica. Vamos trabalhar a prevenção na Saúde por meio de campanhas, para que as pessoas tenham mais qualidade de vida.

O que Sergipe pode esperar de um possível governo seu, no tocante à cultura nociva de se deixar pessoas qualificadas sem emprego, mas abrigar em CCs cabos eleitorais, que, na maioria das vezes, recebem mais que servidores concursados? (por Joedson Telles)

EA: O Estado com todo o cenário que estamos observando de médio prazo precisará atuar de forma bastante rigorosa na redução de seus gastos, porque somente a redução de secretarias e cargos comissionados não será suficiente para equilibrar as suas finanças. Senão vejamos, de uma expectativa de receita gerando em torno de R$ 6 bilhões, as despesas chegam muito próximo desse valor, não deixando sobras para os investimentos necessários para atender a população.  Exigirei que os candidatos aos cargos tenham seus currículos aprovados pessoalmente pelo governador e dada ciência à sociedade da capacidade do ocupante do cargo, mas desde já posso assegurar que o lado técnico e da competência serão privilegiado em detrimento de aspectos políticos.

Sergipe é um estado conhecido não apenas por suas belezas naturais, mas também pela sua riqueza cultural. Como o(a) senhor(a) acha que é possível fomentar e difundir a cultura sergipana, que é tão rica? (por Lays Millena)

EA: Como o turismo, a cultura é também uma atividade econômica em expansão no mundo e no Brasil, e Sergipe segue a mesma tendência. Verifica-se que a relação entre a cultura e turismo pode ser um potencial gerador de empregos e renda. Sergipe tem uma cultura muito rica e diversificada, possuindo obras artísticas, fatos históricos, talentos pessoais de alta qualidade e eventos culturais que precisam ser cada vez mais prestigiados, apoiados e difundidos no país e também no exterior. O Governo do Estado vai desenvolver, a partir de 2015, um amplo programa de incentivo e promoção cultural em todas as áreas, especialmente literatura, música, dança, teatro, cinema, folclore e eventos públicos e privados dessa natureza. Ações objetivas para a preservação da memória cultural e a edição e publicação de livros, discos, filmes e peças teatrais e audiovisuais de novos artistas sergipanos serão devidamente implementadas pela Secretaria de Cultura do nosso estado.

Como pretende diminuir o avanço da criminalidade, que se tornou tão avassaladora nos últimos anos no estado? Quais os mecanismos essenciais para uma melhor ação de combate ao crime? (por Marcio Rocha)

EA: Nosso governo tem o melhor projeto para a segurança pública e vamos começar a implementá-lo já no primeiro dia. Desde que decidi me candidatar a governador de Sergipe, montei uma equipe especializada para elaboração de um novo modelo de gestão na segurança pública. Em 2007, aproximadamente 500 pessoas foram assassinadas. Este ano, o número de pessoas assassinadas se aproxima de 1000. Ou seja, de 2007 até hoje mais de 5000 pessoas, principalmente jovens, foram vítimas de homicídios em Sergipe. Vamos colocar mais policiais nas ruas, Sergipe precisa de polícia na rua. Criação do programa intensivo de combate ao tráfico de drogas e tratamento dos dependentes químicos, vamos criar o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública. No interior, as cidades maiores e mais violentas terão atenção especial com melhor estrutura física e de pessoal para o combate da criminalidade. Nas cidades menores, garanto que todo município terá um delegado e um oficial da PM responsável.

Sergipe tem poucas áreas remanescentes de mata atlântica; em Aracaju, arborização e áreas verdes são escassas, sobretudo na periferia, e até hoje coleta seletiva de lixo não é uma realidade. Quais as suas propostas para aumentar a qualidade ambiental no estado? (por Mônica Pinto)

EA: A incorporação da dimensão ambiental ao desenvolvimento econômico vai além da recuperação ou preservação dos recursos naturais. Degradação do meio ambiente implica não apenas escassez de recursos antes tido como inesgotáveis, mas também no aumento dos gastos públicos e dos custos das empresas e, notoriamente, piora da qualidade de vida da população. Por fim, áreas degradadas expulsam empresas e empregos. Temos um Plano Estadual de Arborização Urbana que terá a função de organizar, gerir e difundir políticas públicas de estímulo à conservação e plantio de árvores, e desta maneira promover um desenvolvimento urbano mais sustentável. Além disso, vamos criar em nosso governo aterros, usinas de forma regionalizada, respeitando o meio ambiente, fornecendo o tratamento devido.

A compra de voto é silenciosa. E mesmo sendo crime eleitoral, infelizmente, continua a acontecer. Como combater essa ação? Quais as maiores dificuldades que o Ministério Público Federal encontrará para coibir este tipo de crime nestas eleições? De que forma pretende atuar com transparência em seu governo, caso seja eleito? (por Tiffany Tavares)

EA: Sobre a compra de votos, como combater e quais as maiores dificuldades que o Ministério Público Federal encontrará apenas eles podem responder à altura sobre tal questão que eu, particularmente, acho abusiva e totalmente contrária a nossa política. O atual governo não é transparente, somos o penúltimo Estado nesse quesito. Para tanto, além de ser um grande critério atribuído em nossa gestão, estarão disponíveis em tempo real, mediante meio eletrônico que possibilite amplo acesso ao público, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira do Estado, com a disponibilização mínima dos dados referentes  ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, a pessoa física beneficiária do pagamento e o respectivo procedimento licitatório  realizado; por fim, o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, atos praticados pelas unidades gestoras durante a execução da despesa.

Fonte:  F5 News

Nenhum comentário:

Postar um comentário